Questão 4 Comentada - Defensoria Pública da União (DPU) - Defensor Público - CESPE/CEBRASPE (2007)

Muitas têm sido as explicações das causas históricas para a origem da filosofia na Jônia. Alguns consideram que as navegações e as transformações técnicas tiveram o poder de desencantar o mundo e forçar o surgimento de explicações racionais sobre a realidade. Outros enfatizam a invenção do calendário (tempo abstrato), da moeda (signo abstrato para a ação de troca) e da escrita alfabética (transcrição abstrata da palavra e do pensamento), que teriam propiciado o desenvolvimento da capacidade de abstração dos gregos, abrindo caminho para a filosofia.

Idem, ibidem

Tendo como referência inicial o texto acima, julgue o item a seguir.

A formação da pólis, a cidade-Estado, é a principal determinação histórica para o nascimento da filosofia.

  • Certo
  • Errado

Gabarito comentado da Questão 4 - Defensoria Pública da União (DPU) - Defensor Público - CESPE/CEBRASPE (2007)

Para Jean Pierre Vernant, em As origens do pensamento grego, o surgimento da pólis representa um marco fundamental no desenvolvimento do pensamento grego. A palavra assume um papel central, superando outros instrumentos de poder, e as manifestações da vida social ganham um caráter público. Nesse ambiente, saberes e valores passam a ser compartilhados com uma parcela cada vez maior da população. Dessa forma, é possível afirmar, sem dificuldade, que a formação da pólis, a cidade-Estado, foi ...

Somente usuários Premium podem acessar aos comentários dos nossos especialistas...

Que tal assinar um dos nossos planos e ter acesso ilimitado a todas as resoluções de questões e ainda resolver a todas as questões de forma ilimitada?

São milhares de questões resolvidas!

Assine qualquer plano e tenha acesso a todas as vantagens de ser Premium