Sobre a atitude investigativa no trabalho da/o Assistente social é INCORRETO afirmar que:
- A O Serviço Social enquanto profissão, não dispõe de uma teoria própria, nem é uma ciência; isto não impede, entretanto, que seus profissionais realizem pesquisas, investigações etc. e produzam conhecimentos de natureza teórica, inseridos no âmbito das ciências sociais e humanas.
- B O Serviço Social é uma profissão essencialmente interventiva e o assistente social é aquele profissional de atitude voltada para a solução de problemas imediatos, sem necessariamente pensar e refletir as consequências teóricas e históricas desta ação imediata.
- C A/O assistente social deverá imprimir em sua intervenção profissional uma direção, sendo necessário, para isto, conhecer e problematizar o objeto de sua ação profissional, construindo sua visibilidade a partir de informações e análises consistentes, o que pressupõe uma atitude investigativa.
- D O Serviço Social é uma profissão investigativa e interventiva. Portanto, as análises de seus estudos e pesquisas precisam ser realizadas a partir de situações concretas e possuir utilidade social.
- E A postura investigativa é um suposto para a sistematização teórica e prática do exercício profissional, assim como para a definição de estratégias e o instrumental técnico que potencializam as formas de enfrentamento da desigualdade social.