Questão 42 Comentada - Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) - Grupo Enfermagem - FGV (2025)

Auditoria em enfermagem é a avaliação sistemática da qualidade da assistência em enfermagem, verificada por intermédio das anotações no prontuário do paciente e/ou das próprias condições do prontuário. A auditoria surge como a fase final do processo de planejamento da assistência de enfermagem, que é imprescindível à prestação de uma assistência adequada e de qualidade ao indivíduo.


Sobre os tipos de auditoria, assinale a afirmativa correta.

  • A Auditoria operacional é feita em 10% dos prontuários de uma instituição para buscar dados que não foram anotados durante a realização da auditoria retrospectiva.
  • B Auditoria retrospectiva é feita após a alta do paciente, em que se utiliza o prontuário para avaliação, portanto, os dados obtidos não beneficiarão aquele paciente diretamente, mas para auxiliarão na assistência de maneira global.
  • C Auditoria concorrente é feita em 50% dos prontuários de uma instituição para buscar dados que não foram anotados quando foi realizada a auditoria retrospectiva.
  • D Auditoria operacional é feita em 50% dos prontuários de uma instituição para buscar dados que não foram anotados durante a realização da auditoria retrospectiva e dispensa a realização de um plano auditorial.
  • E Auditoria retrospectiva dispensa a realização de um plano auditorial e a elaboração de um relatório final, pois essas exigências são feitas apenas para a auditoria concorrente ou operacional.