Questão 1 Comentada - Companhia Docas do Estado da Bahia (CODEBA) - Engenharia Ambiental - FGV (2016)

Um dos fenômenos mais importantes estudados na Limnologia é autodepuração de um curso d’água após o lançamento de uma carga de esgoto doméstico em águas limpas.

Esse processo é mostrado na figura a seguir, em que a linha pontilhada representa a concentração de O2 , a linha traço-ponto representa a concentração de bactérias e a linha cheia representa a concentração de DBO.

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

(Fonte: Adaptado de BRAGA, Benedito et al. Introdução à Engenharia Ambiental. Prentice Hall, 2005)

Com o auxílio da figura, assinale a opção que indica a zona em que o nitrogênio predomina na forma de amônia, a macrofauna ainda é restrita de espécies, o sistema se organiza e os microrganismos desempenham ativamente suas funções de decomposição da matéria orgânica, com grande consumo de oxigênio e possibilidade de estabelecimento de condições anaeróbias.

  • A Zona de decomposição ativa
  • B Zona de águas limpas
  • C Zona de recuperação
  • D Zona de águas contaminadas
  • E Zona de degradação