As Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica enfatizam a construção de uma escola inclusiva. Considerando as principais diretrizes e suas aplicações práticas, é correto afirmar que, a(o):
- A atendimento Educacional Especializado é uma estratégia complementar e independente, cuja função principal é oferecer conteúdo especializado fora do currículo comum, sem integração com as práticas regulares.
- B inclusão escolar prevê a adaptação mínima do currículo regular, priorizando a manutenção das metas gerais da turma, sem considerar as particularidades dos alunos com deficiência.
- C formação docente para inclusão é centrada no professor da sala de recursos multifuncionais, enquanto o professor da sala comum deve adaptar-se às demandas diárias com base em sua experiência prévia.
- D matrícula de alunos com deficiência pode ser condicionada à infraestrutura disponível da escola e ao número de profissionais capacitados, considerando a possibilidade de transferência para instituições especializadas.
- E planejamento pedagógico articula práticas colaborativas entre os professores do ensino regular e do AEE, garantindo a participação plena dos alunos com deficiência em todas as atividades educacionais.