Questão 4 do Concurso Secretaria de Estado de Gestão e Planejamento de Goiás (SEGPLAN-GO) - Perito Criminal - FUNIVERSA (2015)

A utilização de técnicas específicas voltadas para a elucidação de crimes e para o indiciamento de criminosos remonta a épocas pré-científicas. Um exemplo do uso da habilidade e imaginação individual relacionado à resolução de crimes pode ser vislumbrado em Daniel: no século VI a.C., Daniel, com grande perícia, foi capaz de provar ao rei da Babilônia, Ciro, o Persa, que as oferendas prestadas ao ídolo Bel eram, na verdade, consumidas pelos sacerdotes e seus familiares; para tanto, Daniel fez que espalhassem cinzas por todo o piso do templo, onde eram colocadas diariamente oferendas; no dia posterior, verificaram que, apesar de a porta continuar lacrada, pegadas compatíveis com a dos sacerdotes eram observadas no chão e que as oferendas haviam sido consumidas. Já no século III a.C., há a clássica história do Princípio de Arquimedes. Conta Vitrúvio que o rei Hierão de Siracusa mandou fazer uma coroa de ouro. Entretanto, quando a coroa foi entregue, o rei suspeitou que o ouro fora trocado por prata. Para solucionar tal dúvida, o rei pediu que Arquimedes investigasse o fato. Arquimedes pegou uma vasilha com água e, mergulhando pedaços de ouro e prata do mesmo peso da coroa, verificou que o ouro não fazia a água subir tanto quanto a prata. Por fim, inseriu a coroa, que, por sua vez, elevou o nível da água até a altura intermediária, tendo constatado então que a coroa havia sido feita com uma mistura de ouro e prata. Assim, desvendou-se a fraude e desmascarou-se o artesão. Outro caso que ilustra a fase pré-científica da criminalística é encontrado em informes da antiga Roma descritos por Tácito: Plantius Silvanus, sob suspeita de ter jogado sua mulher, Aprônia, de uma janela, foi levado à presença de César, que, por sua vez, foi examinar o quarto do suposto local do evento e encontrou sinais certos de violência. O relato deixa claro que, desde a Antiguidade, foram desenvolvidos técnicas e exames com o intuito de solucionar crimes.



No que se refere aos aspectos linguísticos do texto, assinale a alternativa correta.

  • A O vocábulo “relacionado” (linha 4) foi empregado no masculino singular para concordar com “Um exemplo” (linha 3).
  • B O sujeito de “espalhassem” (linha 10), que está elíptico, refere-se a “sacerdotes e seus familiares” (linha 9).
  • C A forma verbal “haviam” (linha 14) é, na oração em que ocorre, um verbo auxiliar que participa na formação de um tempo composto.
  • D Logo após o termo “a prata”, em “verificou que o ouro não fazia a água subir tanto quanto a prata” (linhas 22 e 23), subentende-se a elipse do verbo subir.
  • E A perífrase verbal “foi examinar” (linha 32) expressa uma ideia de continuidade da ação verbal.