Complexo Industrial Portuário (SUAPE) - Técnico em Administração de Empresas (2010) Questão 3

INCLUSÃO DIGITAL, PROGRAMA DE ÍNDIO CONECTADO À WEB

ILHÉUS (Bahia) - Quem visitar a Aldeia de Itapoã em Olivença, distrito de Ilhéus, cidade do sul da Bahia, localizada a 465 quilômetros de Salvador, vai encontrar índios que frequentam escolas, surfam nas praias ilheenses e navegam na Internet. Se essa imagem não era possível há alguns anos, hoje faz parte da realidade de grande parte das tribos indígenas.
Na aldeia de Itapoã, as residências são de taipa, mas os telhados, de amianto. Em vez de fogueiras, energia elétrica. Não foi apenas o urbanismo e outras facilidades do mundo moderno que invadiram as aldeias indígenas. Hoje, a inclusão digital também é realidade.
Sete nações indígenas estão em processo de inclusão digital por meio do site Índios On Line (www.indios.org.br), um portal de diálogo intercultural.
O site Índios On Line é uma forma de fazer com que o próprio índio seja o seu historiador, fotógrafo e seu próprio jornalista", afirma Jaborandy Yandé, índio tupinambá de Olivença e um dos coordenadores do projeto.
Para o gestor da rede, Alexandre Pankararu, do Estado de Pernambuco, o site é uma grande conquista para os índios. “Só o fato de a gente mostrar nossa cara, como a gente vive hoje, já é uma grande mudança na forma como as pessoas nos olham", diz Alexandre Pankararu.


Oliveira, Camila. Agência A Tarde. Jornal do Commercio. Caderno C.
28 de março de 2010. p.16.



Em relação ao site Índios On Line, é CORRETO afirmar que ele

  • A denota um retrocesso para a vida indígena.
  • B representa uma relevante conquista para o povo indígena.
  • C precisa constantemente da presença de historiadores e fotógrafos para se manter vivo.
  • D é um meio de divulgar as mudanças ocorridas apenas entre os índios Pankararu.
  • E revela aspectos indígenas concernentes ao século passado.

Encontre mais questões

Voltar