Simbolismo da água: aspectos rituais
Numa fórmula sumária, pode-se dizer que as águas simbolizam a totalidade das virtualidades; elas são “fons et origo”, fonte e origem, a matriz de todas as possibilidades de existência. “Àgua, tu és a fonte de todas as coisas”, diz um texto indiano. As águas são os fundamentos do mundo inteiro: elas são, nas mais variadas culturas, a essência da vegetação, o elixir da imortalidade, asseguram longa vida, força criadora, são o princípio de toda cura etc. etc.
Princípio do indiferenciado e do virtual, fundamento de toda manifestação cósmica, receptáculo de todos os gérmens, as águas simbolizam a substância primordial de que nascem todas as formas e para a qual todas voltam. O contato com a água implica sempre regeneração: por um lado, porque à dissolução segue um novo nascimento; por outro lado, porque a imersão fertiliza e aumenta o potencial de vida e de criação. A água confere um “novo nascimento” por um ritual iniciático, cura por um ritual mágico, assegura o renascimento “post mortem” por rituais funerários.
O caminho para a origem das águas e a sua obtenção implicam uma série de provas e desafios, exatamente como na busca aventurosa da “árvore da vida”. No Apocalipse, os dois símbolos encontram-se lado a lado: “Ele mostrou-me, em seguida, o rio da água da vida, límpida como cristal, que brota do trono de Deus. E nas duas margens do rio cresce a árvore da vida”. O simbolismo imemorial e ecumênico da imersão na água como instrumento de purificação e de regeneração foi aceito pelo cristianismo e enriquecido por novas valências religiosas.
(Adaptado de ELIADE, Mircea. Tratado de história das religiões. Lisboa: Cosmos, 1977, p. 231-237, passim)
Há ocorrência de forma verbal na voz passiva e pleno atendimento às normas de concordância na frase:
- A Cabe sempre reconhecer a simbolização essencial conferidas às aguas, cujos atributos reconheceram-nos cada uma das mais antigas culturas.
- B Produziram-se, dada a importância da água, simbolizações e ritos mais que justificáveis desse elemento da natureza ao qual devemos a própria vida.
- C Além de fundamentarem tantos ritos que celebram a vida, a água também pontifica como um símbolo poderoso e expressivo em cerimônias funerárias.
- D Sempre couberam às antigas civilizações a criação de ritos pelos quais a água recebesse o justo reconhecimento que lhe granjeou suas propriedades.
- E As cerimônias de batismo, incluindo-se a que se dá no cristianismo, tem servido à celebração de uma vida que se constitui como promissora e purificada.