Questão 5 Comentada - Universidade Estadual Paulista (UNESP) - Técnico - Segurança do Trabalho - VUNESP (2025)

Leia o texto a seguir para responder à questão:


O século 21, tudo indica, não será mais predominantemente norte-americano e menos ainda europeu. Com velocidade surpreendente, envelheceu a ideia de uma modernidade baseada na expansão contínua da mercantilização de todas as coisas e de todas as relações humanas. Já podemos dizer com certeza que a modernidade dita neoliberal, que se disseminou com o colapso do socialismo de Estado, pecou por déficit crescentemente intolerável de imaginação política. A interdependência entre os sistemas econômicos deu muitíssimos passos à frente, com a circulação instantânea do dinheiro, a mundialização das cadeias de valor, a mobilidade intensa de mercadorias e pessoas. E uma vasta classe média global, apesar das desigualdades, apareceu no cenário.

Tornamo-nos, existencialmente, interdependentes, até mesmo num sentido particularmente negativo, com a crise – inédita e crescente – das relações com a natureza, a disseminação de armas nucleares e a possibilidade de aplicação de inteligência artificial aos conflitos armados. De nenhum desses possíveis desastres, como é óbvio, estará a salvo qualquer povo eleito ou nação excepcional. Sem política, e deixado a si mesmo, esse movimento das coisas pareceu, e parece, dotado de uma inquietante autonomia, acontecendo fantasmagoricamente acima da consciência e da ação coletiva.

Sempre se soube que a unidade tendencial do gênero humano, este belo sonho multissecular, não se daria como um processo automático e sem turbulência, ainda que a complexidade das situações recorrentemente nos espante. O descompasso entre o mundo amplo da economia e o âmbito estritamente nacional da política terminou por produzir seus frutos daninhos na forma de uma imensa crise da globalização.

(Luiz Sérgio Henriques, “O Brasil no espelho do mundo”. Disponível em: https://www.estadao.com.br/opinião)


O autor evita que sua afirmação soe como categórica e inquestionável no seguinte trecho:

  • A Já podemos dizer com certeza... (1° parágrafo)
  • B ... apesar das desigualdades... (1° parágrafo)
  • C De nenhum desses possíveis desastres, como é óbvio... (2° parágrafo)
  • D ... esse movimento das coisas pareceu, e parece, dotado... (2° parágrafo)
  • E Sempre se soube... (3° parágrafo)

Gabarito comentado da Questão 5 - Universidade Estadual Paulista (UNESP) - Técnico - Segurança do Trabalho - VUNESP (2025)

O gabarito D está correto pela análise da construção linguística que atenua o caráter categórico da afirmação. A expressão "pareceu, e parece" opera uma dupla relativização temporal: ao empregar o pretérito ("pareceu") junto com o presente ("parece"), o autor demonstra que a percepção é histórica e mutável, evitando assim um tom absoluto ou definitivo. Essa construção introduz subjetividade e a noção de que a interpretação pode variar no tempo. As demais alternativas utilizam estruturas de ...

Somente usuários Premium podem acessar aos comentários dos nossos especialistas...

Que tal assinar um dos nossos planos e ter acesso ilimitado a todas as resoluções de questões e ainda resolver a todas as questões de forma ilimitada?

São milhares de questões resolvidas!

Assine qualquer plano e tenha acesso a todas as vantagens de ser Premium