Questão 3 Comentada - Comissão de Valores Mobiliários (CVM) - Analista CVM - Perfil 8 - TI / Sistemas e Desenvolvimento - Tarde - FGV (2024)

O Time de Desenvolvimento de Sistemas (TDS) de uma organização recebeu demandas de alterações para o sistema SuperVALORES. Uma parte interessada solicitou duas mudanças na forma de apresentação de dados nos relatórios emitidos pelo SuperVALORES:

 substituição do formato para datas de "MMDDAAAA" (mês-dia-ano) para "AAAAMMDD" (ano-mês-dia); e

 conversão de moeda de real (R$) para dólar (US$).


Com base no SNAP (Software non-Functional Assessment Process), as demandas de alteração solicitadas podem ser mensuradas utilizando a categoria:

  • A arquitetura, subcategoria componentes;
  • B operações de dados, subcategoria formatação de dados;
  • C design de interface, subcategoria múltiplos métodos de saída;
  • D ambiente técnico, subcategoria múltiplas interfaces de entrada/saída;
  • E operações lógicas e matemáticas, subcategoria operações para formatação.

Gabarito comentado da Questão 3 - Comissão de Valores Mobiliários (CVM) - Analista CVM - Perfil 8 - TI / Sistemas e Desenvolvimento - Tarde - FGV (2024)

B - operações de dados, subcategoria formatação de dados A questão aborda as métricas de software, especificamente o método SNAP (Software non-Functional Assessment Process). O SNAP é uma metodologia para medir requisitos não funcionais de software, complementando o Function Point Analysis (FPA) que mede os requisitos funcionais. Para resolver essa questão, é necessário entender as categorias e subcategorias do SNAP: 1. Arquitetura: Esta categoria se refere à estrutura do sistema e componente...

Somente usuários Premium podem acessar aos comentários dos nossos especialistas...

Que tal assinar um dos nossos planos e ter acesso ilimitado a todas as resoluções de questões e ainda resolver a todas as questões de forma ilimitada?

São milhares de questões resolvidas!

Assine qualquer plano e tenha acesso a todas as vantagens de ser Premium