Questão 39 Comentada - Prefeitura Municipal de Curvelo - Auditor - Operacional - FUNDEP (Gestão de Concursos) (2024)

De acordo com os ditames da NBC TA 610, que trata da utilização do trabalho de auditoria interna, assinale a alternativa incorreta.

  • A Se a utilização de auditores internos para prestar assistência direta não for proibida por lei ou regulamento, como no caso brasileiro em que não existe tal proibição, e o auditor independente pretende utilizar os auditores internos para prestar assistência direta no trabalho de auditoria das demonstrações contábeis, o auditor independente deve avaliar a existência e a importância das ameaças à objetividade, bem como o nível de competência dos auditores internos que fornecerão a assistência.
  • B Depois de avaliado, até que ponto os auditores internos podem ser utilizados para prestar assistência direta sobre a auditoria das demonstrações contábeis? O auditor independente deve comunicar aos responsáveis pela governança uma visão geral do alcance planejado e da época da auditoria, informando a natureza e a extensão planejada da utilização dos auditores internos para prestar assistência direta, de modo a chegar a um entendimento mútuo de que a utilização não seja excessiva nas circunstâncias do trabalho.
  • C O auditor independente deve executar procedimentos de auditoria suficientes sobre o conjunto do trabalho da auditoria interna que ele planeja utilizar para determinar a sua adequação para fins da sua auditoria, incluindo a avaliação se o trabalho da auditoria interna foi planejado, executado, supervisionado, revisado e documentado de modo apropriado. Deve também avaliar se foi obtida evidência suficiente e apropriada que possibilite a auditoria interna chegar a conclusões razoáveis.
  • D O auditor independente pode utilizar os auditores internos para prestar assistência direta para executar procedimentos que: a) estejam relacionados com riscos de distorção relevante avaliados como significativos, para os quais deve empregar procedimentos adicionais de auditoria; e b) estejam relacionados com trabalhos com os quais os auditores internos estiveram envolvidos e que já reportaram à administração ou aos responsáveis pela governança, em decorrência da função de auditoria interna exercida.