Questão 22 Comentada - Prefeitura de Pombal - Fonoaudiólogo - CPCON (2025)

Um estudo realizado por Gorski (2013) indicou que a atuação do fonoaudiólogo no campo da perícia é uma área pouco difundida, mas com grande potencial de crescimento, especialmente em processos judiciais e administrativos. Imagine-se na posição ocupada por João, um fonoaudiólogo com experiência clínica em voz, o qual foi contratado para realizar uma perícia judicial em um caso de identificação de voz de um suspeito por meio de gravações telefônicas. Durante o processo, João precisou fundamentar sua atuação em princípios éticos e regulamentações específicas da profissão.



Com base no cenário descrito, analise as afirmações a seguir sobre a atuação pericial do fonoaudiólogo e assinale a alternativa CORRETA.

  • A A perícia administrativa realizada por fonoaudiólogos refere-se a avaliações de capacidade laborativa em funções que envolvem apenas risco vocal.
  • B A atuação pericial do fonoaudiólogo é assegurada pelo Código de Ética da profissão, embora não esteja previsto no Código de Processo Civil.
  • C A identificação de voz, em casos criminais, é feita por meio de avaliação clínica com exame de vídeolaringoscopia, deixando de ser válida quando a prova é apresentada apenas em formato de gravação telefônica.
  • D A perícia judicial é um meio de prova que objetiva esclarecer questões técnicas e embasar a decisão judicial em casos complexos.
  • E A parcialidade é um princípio fundamental para a atuação do perito, que deve relatar a realidade de forma a favorecer o seu contratante.