Questão 3 Comentada - Prefeitura de Santo Antônio do Tauá-2 - Agente de Combate às Endemias - Prova IDEP Brasil (2025)

Leia o texto e responda à questão.


‘Ainda Estou Aqui’ ganha Oscar de Melhor Filme Internacional: a trajetória da produção que leva primeiro prêmio para o Brasil


O filme Ainda Estou Aqui, do diretor Walter Salles, venceu o Oscar de Melhor Filme Internacional de 2025, segundo decidiu a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas neste domingo (2/3), que deu a estatueta à produção brasileira […].



Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


“Esse filme vai para uma mulher que, após uma perda enorme por um regime autoritário, decidiu não se render: Eunice Paiva”, discursou Salles, que dedicou o prêmio às duas atrizes que encarnam a viúva na produção: Fernanda Torres e a mãe dela, Fernanda Montenegro.


É a primeira vez que uma obra do Brasil ganha o prêmio, dado nesta categoria aos longas-metragens produzidos fora dos Estados Unidos e com diálogos predominantemente em uma língua diferente do inglês.


Em 1960, o filme Orfeu Negro venceu na categoria de Melhor Filme Internacional (então “filme estrangeiro”). Mas, apesar de ter sido filmado no Brasil, falado em português e com atores brasileiros, a produção garantiu um Oscar à França, país do diretor Marcel Camus.



https://www.bbc.com/portuguese/articles/c1w009x22ndo



De acordo com ortografia oficial da língua portuguesa, o uso do hífen na expressão “longas-metragens” é justificado por:

  • A se tratar da formação de uma palavra composta formada por dois substantivos.
  • B se tratar da formação de uma palavra composta formada por dois adjetivos.
  • C se tratar da formação de uma palavra composta formada por dois advérbios.
  • D se tratar da formação de uma palavra composta formada por um substantivo reduzido e um adjetivo.