Questão 30 do Concurso Prefeitura de Porto Barreiro-2 - Médico Clínico Geral I - FAU (2025)

Sobre a pancreatite aguda e/ou crônica, analise as alternativas e assinale a incorreta:

  • A A pancreatite com frequência causa dor grave na parte superior do abdômen, que costuma ser acompanhada por náusea e vômitos. A pancreatite pode causar danos permanentes no pâncreas.
  • B O consumo de álcool causa entre 25% e 35% dos casos de pancreatite aguda. O risco de desenvolver pancreatite aumenta com o aumento da quantidade de álcool consumido (entre 4 e 7 bebidas ou mais por dia para homens e 3 ou mais bebidas por dia para mulheres). No entanto, menos de 10% das pessoas que frequentemente consomem álcool apresentam pancreatite aguda, o que sugere que outros fatores desencadeantes são necessários para o surgimento da pancreatite
  • C As principais complicações da pancreatite crônica são: Um pseudocisto pancreático é uma coleção de líquido contendo enzimas pancreáticas que se forma dentro e ao redor do pâncreas. Em algumas pessoas, o pseudocisto desaparece espontaneamente. Em outras pessoas, é possível que o pseudocisto não desapareça e se infeccione.
  • D A colangiopancreatografia retrógrada endoscópica (CPRE) permite ao médico visualizar o duto biliar e o duto pancreático. Esse exame é raramente utilizado para o diagnóstico da pancreatite crônica, mas o médico pode fazê-lo caso seja necessário um determinado tratamento para o duto pancreático como, por exemplo, inserir um tubo (stent) através do bloqueio ou remover um cálculo no duto.
  • E A dor abdominal é o principal sintoma da pancreatite crônica. A intensidade da dor na parte superior do abdômen pode variar, e as exacerbações (surtos ou crises) podem durar muitas horas ou vários dias. Nos estágios finais da doença, a dor tende a ser constante. A dor costuma piorar após as refeições e melhorar quando a pessoa se senta ereta ou se inclina para frente.