Tognoli (2014) defende que Robert-Henri Bautier pode ser considerado um marco teórico nos estudos da diplomática e, consequentemente, da Arquivística durante o século XX, período em que, além de atuar como diplomatista, tinha uma carreira como arquivista e medievalista. Considerando a diplomática contemporânea, assinale a alternativa correta.
- A Para Bautier, conforme descreve Tognoli (2014), um documento pode ser compreendido fora do contexto do fundo ao qual pertence.
- B A diplomática contemporânea, ou diplomática arquivística, conforme retrata Bellotto (2014), é concentrada no estudo dos tipos documentais e de toda sua vinculação orgânica de gênese, atuação e uso.
- C Segundo Rondinelli (2013), o objeto da diplomática moderna ou contemporânea se limita aos documentos arquivísticos jurídicos ou de consequências legais.
- D Papebroch foi o primeiro autor a elaborar um texto que trata exaustivamente da aplicação da diplomática aos documentos contemporâneos e de sua contribuição à Arquivística.
- E Para Carucci, os elementos como matéria e o tipo de escrita são relevantes para o estudo do documento contemporâneo, em consonância com os manuais de diplomática moderna, que definem e especificam os elementos internos e externos dos documentos.