Questão 50 Comentada - Prefeitura Municipal de Cananéia - Professor - Educação Especial - VUNESP (2020)

Para a questão, considere a Lei nº 13.146/2015, que Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência).


Gilda, diretora de escola, decidiu utilizar uma determinada verba para reformar o prédio e adquirir novos equipamentos e materiais. Pensando na diversidade da comunidade escolar, optou por projeto que privilegiasse o desenho universal, que seria a
  • A concepção de produtos, ambientes, programas e serviços a serem usados por todas as pessoas.
  • B confecção de produtos para ambientes inclusivos, materiais e serviços para todos os públicos.
  • C elaboração de materiais adaptados para os alunos com deficiência e adequação dos espaços com acessibilidade.
  • D tecnologia assistiva e a comunicação alternativa em todos os ambientes para acessibilidade de todos.
  • E estratégias e recursos para o acesso de todos os alunos e profissionais aos ambientes da escola.

Gabarito comentado da Questão 50 - Prefeitura Municipal de Cananéia - Professor - Educação Especial - VUNESP (2020)

Vamos analisar a questão sobre acessibilidade e o Estatuto da Pessoa com Deficiência (EPD).

A pergunta foca no conceito de "desenho universal" conforme definido pelo artigo 3º, inciso II, da Lei 13.146/2015.

O artigo define desenho universal como a criação de produtos, ambientes, programas e serviços que podem ser utilizados por todas as pessoas, sem a necessidade de adaptações ou projetos específicos. Ele também ressalta a inclusão de recursos de tecnologia assistiva.

Analisando as alternativas:

A - A alternativa A está correta pois reflete a definição de desenho universal do artigo 3º, inciso II, da Lei 13.146/2015.

B, C, D e E - As alternativas B, C, D e E estão incorretas porque o conceito apresentado na questão está alinhado com o que o artigo 3º, inciso II, da Lei 13.146/2015 estabelece.