A OMS recomenda a suplementação diária de ferro conforme o Programa Nacional de Suplementação de Ferro (PNSF), como uma intervenção de saúde pública para a prevenção da deficiência de ferro e da anemia em lactentes e em crianças. Sobre a suplementação de ferro, de acordo com as novas recomendações do Ministério da Saúde de 2022, é CORRETO afirmar que:
- A o PNSF contempla todas as crianças de 6 a 28 meses de idade, que não estão contempladas pela estratégia NutriSUS, gestantes e mulheres no pós-parto e/ ou pósaborto atendidas na Atenção Primária à Saúde.
- B o esquema de suplementação para a criança prevê a oferta diária de sulfato ferroso por três meses consecutivos, seguida de uma pausa de três meses; no final do terceiro mês, inicia-se um novo ciclo de três meses.
- C crianças que não estejam em aleitamento materno exclusivo e recebam leite de vaca poderão ser submetidas à suplementação profilática de ferro a partir dos 6 meses de idade.
- D as gestantes devem receber 0,4 mg de ferro elementar, diariamente após a confirmação da gravidez até o terceiro mês pós-parto; aplica-se também nos casos de abortos.