Questão 55 do Concurso Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR) - Primeiro Tenente - Planejar (2015)

“Gestão de Projetos Sociais” (ÁVILA, 2001.) é uma coletânea dos textos elaborados para dar suporte ao projeto e curso “Gestores Sociais” da Associação de Apoio ao Programa Comunidade Solidária (AAPCS). Ao tratar do tema “Avaliação de Projetos Sociais” (CARVALHO, Maria do Carmo Brant de. In: ÁVILA, Célia M. Gestão de projetos sociais. 3.ed. rev. São Paulo, 2001. Coleção Gestores Sociais) concluiu-se que avaliar políticas e programas sociais tornou-se um desafio tanto para os centros de pesquisa quanto para os governos e que hoje a demanda dos pesquisadores por “rastrear” e inovar conceitos/metodologias avaliativas pauta-se pela rejeição crescente aos modelos tradicionais, que não conseguem apreender a totalidade dos fluxos e nexos inerentes à tomada de decisões, à implementação, à execução, aos resultados e aos impactos produzidos e que, em consequência, não oferecem informações substantivas para influir nos fatores institucionais e processuais geradores de ineficiências crônicas no desempenho das políticas e programas sociais. A avaliação hoje assume nova amplitude. Avaliam-se políticas, programas, serviços, produtos, inovações tecnológicas, estratégias, custos etc. Para tal abrangência, ganha relevância à disposição das próprias organizações em se autoavaliarem. Nesta seara, a avaliação institucional lhes propicia ganhos de eficiência/eficácia, enquanto lhes permite verificar

I. a relevância social de sua missão institucional.

II. sua organização e representação político-partidária.

III. sua competência organizacional e gerencial.

IV. sua capacidade de estabelecer parcerias na realização de ações sociais de maior alcance.

V. reconhecimento e “peso” na esfera pública.

As verificações anteriormente enumeradas que realmente estão compreendidas pela avaliação institucional descrita e que propicia ganhos de eficiência/eficácia são apenas 

  • A II e V.
  • B II, III e IV.
  • C I, II, III e IV.
  • D I, III, IV e V.