Questão 1 Comentada - Prefeitura de Piratuba - Professor AEE - AMAUC (2025)

O texto seguinte servirá de base para responder à questão.



A grande honraria do serviço público


Em um cenário adverso, o funcionalismo público se reinventa e prova que sua missão é mais atual (e necessária) do que nunca!


Servir ao público. Por definição, o ofício do servidor público é direto, transparente. O Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, aprovado em junho de 1994, é um dos principais (senão o principal) documentos norteadores das ações do servidor público federal e ele preconiza que "a dignidade, o decoro, o zelo, a eficácia e a consciência dos princípios morais são primados maiores (....) Seus atos, comportamentos e atitudes serão direcionados para a preservação da honra e da tradição dos serviços públicos".


Segundo dados do IBGE, em 2016, aproximadamente dez milhões de brasileiros tentaram algum concurso público. Sonho de boa parte da população brasileira, o serviço público quase sempre é sinônimo de estabilidade e bons salários, certo? Não necessariamente. Pelo menos é esta a opinião de Paulo Contente, funcionário público da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia, há mais de três décadas. Os motivos que o trouxeram à SUDAM foram a possibilidade de servir ao povo e estar disponível para exercer uma atividade em favor da sociedade. "Nestes 34 anos de SUDAM, minha disposição de trabalhar aqui foi sempre pensando no pequeno, no ribeirinho, que precisa que o governo chegue a ele. A cada dia que eu chego aqui, eu sempre tenho como prioridade que meu trabalho, que as minhas ações, podem contribuir para a melhoria de vida de alguém − especialmente porque eu trabalho em um órgão cuja missão é trabalhar para o desenvolvimento da Amazônia, sobretudo melhorar a qualidade de vida do ser humano, destas pessoas". Ao ser questionado sobre o que deve motivar o jovem a ser servidor público, Contente compartilha um conselho muito inspirador. "A pessoa que quer destinar sua vida ou parte dela a ser um funcionário público tem que ter e querer estar disponível para servir. Não se deve entrar no serviço público almejando apenas a estabilidade ou no salário. É preciso sentir-se útil à sociedade e também emprestar seus conhecimentos em favor da sociedade. Se você não tiver essa disposição, é melhor que não seja funcionário público, porque você vai sentir que está carregando um peso, quando o objetivo é fazer com que você trabalhe com alegria!"



http://antigo.sudam.gov.br/index.php/ultimas-noticias/17-ultimas-noticia s/1141-a-grande-honraria-do-servico-publico



"Segundo dados do IBGE, em 2016, aproximadamente dez milhões de brasileiros tentaram algum concurso público. Sonho de boa parte da população brasileira, o serviço público quase sempre é sinônimo de estabilidade e bons salários, certo?" Com base nas regras de acentuação dos vocábulos extraídos do trecho e do texto-base, marque com (V) as afirmativas verdadeiras e com (F), as falsas:



(__) O vocábulo 'salários', por se tratar de uma proparoxítona, recebe acento gráfico conforme as regras da norma culta.


(__) Os vocábulos 'sinônimo' e 'público' são acentuados pela mesma regra de acentuação dos vocábulos 'louvaríamos' e 'límpido'.


(__) O vocábulo 'útil' recebe acento gráfico por ter o 'u' tônico, mesma regra que se aplica aos vocábulos 'saúde' e 'balaústre'.


(__) O vocábulo 'Amazônia' é acentuado por ser uma paroxítona terminada em ditongo nasal.


(__) O vocábulo 'é' corresponde à forma do verbo 'ser' no presente do indicativo e recebe acento por ser um monossílabo tônico terminado em 'e'.



A sequência que preenche os itens acima, de cima para baixo, é:

  • A V, V, F, F, V.
  • B V, F, F, V, V.
  • C V, V, V, V, V.
  • D F, F, V, V, V.
  • E F, V, V, F, F.