Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) - Enfermeiro - Hemodinâmica (2020) Questão 34

O enfermeiro está na sala de hemodinâmica durante um procedimento de Intervenção Coronária Percutânea, quando o paciente apresenta fibrilação ventricular, o enfermeiro está próximo ao desfibrilador e, devido à emergência da situação, o médico solicita a ele que realize a desfibrilação cardíaca no paciente.
De acordo com o Código de Ética do Profissional de Enfermagem, é correto afirmar:

  • A o profissional está proibido de assumir a execução de atividades que estejam fora de sua competência ou que não ofereçam segurança a si mesmo ou a terceiros.
  • B por se tratar de uma área que lida essencialmente com o cuidado ao ser humano, o exercício da Enfermagem apresenta sempre desafios que levam à necessidade constante de tomada de decisões importantes por parte de seus profissionais.
  • C ao se deparar com situações que geram dúvidas durante o exercício de sua função, o profissional de Enfermagem poderá se amparar nas solicitações médicas.
  • D ao desobedecer ou deixar de observar as disposições do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem e demais códigos regionais, em situações de urgência e/ou emergência, o profissional não será penalizado.
  • E desde que não haja risco à sua própria integridade física, o profissional não deve negar nenhum procedimento solicitado pelo médico.

Encontre mais questões

Voltar