Na nosologia dos transtornos mentais, o transtorno esquizoafetivo foi descrito pela primeira vez como entidade clínica distinta em meados do século 20.
Considerando os desafios históricos de diagnóstico diferencial com esquizofrenia e transtornos de humor, assinale a alternativa que apresenta uma correta descrição do transtorno esquizoafetivo.
- A A combinação de estados ansiosos intensos com episódios psicóticos, em que os sintomas de humor permanecem ausentes.
- B A ocorrência de sintomas psicóticos independentes de quaisquer flutuações do humor, caracterizando uma apresentação psicótica atípica.
- C A presença de alucinações auditivas ou delírios em fases isoladas, sem evidência concomitante de alterações significativas no estado de humor.
- D Episódios de sintomas psicóticos seguidos temporalmente por períodos de depressão maior, sem outra relação temporal clara entre os dois fenômenos.
- E Um quadro no qual sintomas psicóticos coocorrem com episódios de transtorno de humor (mania ou depressão maior) durante uma mesma fase da doença.