Questão 42 Comentada - Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - Analista Engenharia (Manhã) - CESGRANRIO (2024)

Na elaboração de um projeto, a escolha de um espaço locacional adequado é realizada em função de vantagens a serem obtidas, visando a um menor custo médio de produção. Sendo assim, o centro consumidor, as fontes de matérias-primas e de mão de obra, a infraestrutura básica e social, as economias interna, externa e de aglomeração, os incentivos, políticas e outras vantagens são importantes forças locacionais que levam a algumas orientações sobre a localização do empreendimento.


Nesse contexto, verifica-se que,

  • A quando existem diversos centros consumidores e diversas fontes de matéria-prima, a orientação locacional indica para um ponto intermediário entre a fonte de matéria-prima e o mercado consumidor.
  • B quando a matéria-prima perde peso na formação do produto, quando a empresa usa matéria-prima não ubíqua e quando o produto é tipicamente urbano, a orientação locacional indica proximidade ao mercado consumidor.
  • C quando a matéria-prima é irremovível, quando o produto ganha peso no processo produtivo e quando a matéria-prima provoca poluição, a orientação locacional indica proximidade à fonte de matérias-primas.
  • D quando o produto tem elevado peso, grande volume e grande valor, a orientação locacional indica proximidade à fonte de matéria-prima.
  • E quando o produto tem baixo peso, pequeno volume e pequeno valor, a orientação locacional indica proximidade ao mercado consumidor.