Questão 32 Comentada - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) - Arquiteto e Urbanista - PR-4 UFRJ (2023)

A definição da metodologia de intervenção a ser adotada em bens imóveis de valor histórico-cultural, protegidos por tombamento federal, estadual e municipal é fundamentada em princípios e critérios definidos a partir de conceitos, diretrizes e práticas da Preservação do Patrimônio Construído. A escolha do tipo de intervenção em bens imóveis protegidos depende de uma série de fatores como o estado de conservação, o uso proposto, o grau de proteção etc. O Manual de Elaboração de Projetos de Preservação do patrimônio Cultural do Programa Monumenta, publicado pelo IPHAN em 2005, elenca os principais conceitos e definições utilizados na Preservação do Patrimônio Construído.
Assinale a opção que correlaciona corretamente o conceito à sua definição.

  • A Reabilitação - conjunto de ações destinadas a restaurar uma edificação ou parte dela, que se encontre destruída ou em risco de destruição, mas ainda não em ruínas.
  • B Conservação - conjunto de ações destinadas a prolongar o tempo de vida de determinado bem cultural. Engloba um ou mais tipos de intervenções.
  • C Reconstrução - conjunto de operações destinadas a tornar apto o edifício a novos usos, diferente para o qual foi concebido.
  • D Manutenção - conjunto de operações destinadas a restabelecer a unidade da edificação, relativa à concepção original ou de intervenções significativas na sua história. A restauração constitui o tipo de conservação que requer o maior número de ações especializadas.
  • E Revitalização - conjunto de operações para corrigir danos incipientes e de pequena repercussão. São exemplos: troca ou recuperação de ferragens, metais e acessórios das instalações, reposição de elementos de coberturas, recomposições de pequenas partes de pisos e pavimentações e outras.