A ideia de desapropriar árabes palestinos de suas terras para a criação de um Estado exclusivamente judeu nasceu muito antes de 1948, ano da proclamação do Estado de Israel. [...]
O Mandato Britânico da Palestina — período em que a Palestina foi colônia britânica com a derrota do Império TurcoOtomano na 1º Guerra Mundial —, longe de segurar os impulsos do projeto sionista, permitiu que o empreendimento se mantivesse em rápido crescimento. Ao final dos anos 1930, duas décadas após a Declaração de Balfour (1917) [...], líderes sionistas já desenhavam seu projeto em formas concretas. [...]
Como resultado desse processo histórico, Israel hoje exerce grande controle sobre toda a região da Palestina, e são frequentes as denúncias de crimes de violação de direitos humanos.
MAZZEI, Amanda; IRALA, Bruna. Questão Israel-Palestina: 73 anos de limpeza étnica. Jornal do Campus: São Paulo, 24/06/2021. Disponível em: https://www.jornaldocampus.usp.br/index.php/2021/06/questao-israel-palestina73-anos-de-limpeza-etnica. Acesso em: 18 jul. 2024.
Para que um aluno do Ensino Fundamental II entenda a afirmação da primeira frase do texto é necessário que o(a) professor(a) de História explique
- A a atuação do imperialismo britânico e a sua regulamentação restritiva no que diz respeito às políticas migratórias para a região da Palestina.
- B as consequências da dissolução do Império Turco-Otomano, pois esse fato marcou o início do processo migratório de judeus para a Palestina.
- C as origens do projeto sionista e os seus objetivos, além da importância da Terra Santa, situada na região da Palestina, para a religião judaica.
- D a ascensão do nazifascismo em países europeus, cujas políticas antissemitas sustentaram a criação de um Estado judeu no Oriente Médio.
- E a violação de direitos humanos realizada por terroristas palestinos, aspecto que fortalece a legitimidade atual do movimento sionista.