Questão 44 do Concurso Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) - Técnico - Restauração (2017)

A iconografia cristã, segundo a tradição é a representação por meio de interpretações plásticas, de Deus, de Cristo, de Maria e dos Santos, bem como de outros personagens do texto bíblico. As particularidades de cada invocação influenciaram sobremaneira as representações plástico-religiosas da arte ocidental e oriental e também a arte colonial brasileira. Leia as afirmativas, a seguir, acerca das iconografias cristãs:


I. São Francisco de Assis, cuja festa é celebrada em 04 de outubro, é representado, frequentemente, de pé, portando em uma das mãos um crucifixo e na outra, uma caveira.

II. Santa Margarida de Cortona, cuja festa é celebrada em 22 de fevereiro, é representada, geralmente, vestindo um hábito franciscano ou, ainda, com o tronco seminu e são atributos de sua representação um cachorro, uma cruz, uma caveira, um cilício e um azorrague.

III. São Miguel Arcanjo cuja festa é celebrada em 29 de setembro, é representado como jovem alado, geralmente sobre nuvens, trajando armadura romana, capacete com plumagem e manto vermelho, que o caracterizam como guerreiro. Além disso, são atributos de sua representação uma lança, uma espada, um estandarte com a inscrição latina Qui ut Deo que significa “aquele como Deus”, o demônio a seus pés e uma balança que simboliza a justiça divina.

IV. São João Batista, cuja festa é celebrada em 24 de junho, é representado em duas fases de sua vida. Como criança, é representado sozinho ou ao lado de Zacarias e Isabel, como adulto é representado como um homem barbado, ascético e semicoberto por uma pele de animal, e seus atributos são um livro, um cordeiro, um cajado terminado em cruz e de cujos braços pende um estandarte com a inscrição Ecce Agnus Dei que significa “Eis o Cordeiro de Deus”, e uma concha, símbolo do batismo.

V. São Gabriel Arcanjo, conhecido como Anjo Tutelar ou Anjo da Guarda, cuja festa é celebrada em 02 de outubro, é representado como um jovem alado, de cabelos longos e esvoaçantes, trajando túnica e capa.


É CORRETO o que se afirma em

  • A I, II e V, apenas.
  • B I, II, III e IV, apenas.
  • C I, III e IV, apenas.
  • D III e IV, apenas.
  • E I, II, III, IV, V.