Ao realizar a manutenção em um sistema de distribuição de energia em média tensão, regido pela NBR 14039, um eletricista se depara com a necessidade de substituir um transformador de corrente (TC) danificado. Considerando os requisitos da norma e as boas práticas de segurança, qual dos seguintes procedimentos seria o MAIS adequado para a seleção e instalação do novo TC?
- A Escolher um TC com classe de exatidão igual ou superior ao original, garantindo a compatibilidade com os relés de proteção e medidores existentes, e realizar a instalação seguindo rigorosamente o diagrama unifilar do sistema.
- B Optar por um TC com relação de transformação menor para aumentar a sensibilidade da proteção, independentemente da classe de exatidão, e instalar o novo equipamento em um local diferente do original para facilitar o acesso futuro.
- C Selecionar um TC com base apenas na corrente nominal do circuito, ignorando a classe de exatidão e a relação de transformação, e realizar a instalação utilizando as mesmas conexões e suportes do equipamento danificado.
- D Adquirir um TC com as mesmas características do original, porém de um fabricante diferente e com menor custo, e realizar a instalação seguindo as instruções do manual do novo equipamento, mesmo que difiram das recomendações da norma.