Questão 47 do Concurso Prefeitura Municipal de Porto Alegre - Professor - História - FUNDATEC (2023)

Leia o trecho a seguir, escrito por Schwarcz e Starling (2018, p. 172), reflita sobre o contexto da história brasileira ao qual faz referência e responda à questão.

“No dia seguinte à sua chegada, a família real – com exceção de d. Maria I, que se encontrava por demais “adoentada dos nervos” – e os nobres desceram em terra firme, enfrentando o sol escaldante do verão tropical. Reações surgiram imediatamente, e de todo lado. À população local, parecia estranha aquela comitiva feita de nobres e reis, vestidos de maneira mais apropriada para o inverno europeu, o qual se avizinhava quando deixaram Lisboa. Já a corte deve ter estranhado as ruas de Salvador, estreitas, sujas e mal calçadas, apinhadas de gente que vendia de tudo: frutas, salsichas, chouriços, peixe frito, azeite e doces. Cães, porcos e aves domésticas se espalhavam pelos cantos. Como a sarjeta corria no meio da rua, os detritos eram ali atirados – vindos das lojas e residências, servindo de alimento aos animais.”


Assinale a alternativa INCORRETA a respeito das alterações que aconteceram no Brasil a partir da chegada da corte portuguesa.

  • A Uma das formas que a Coroa encontrou para amenizar as tensões entre os negociantes lesados e proprietários de terras locais foi a concessão de títulos de nobreza e outras distinções.
  • B Muitos cargos administrativos foram criados apenas para atender aos recém-chegados de Portugal, que reclamavam sua subsistência, o que resultou na inflação da máquina administrativa e na geração de impostos no Brasil todo.
  • C As instituições que existiam em Portugal foram transplantadas para o Brasil, pois a ideia era criar a nova sede tomando a administração de Lisboa como referência.
  • D A Coroa continuou controlando e administrando o Brasil com base no código legal que vigorava em Portugal desde o século XVII, as Ordenações Filipinas.
  • E Foi necessário criar o Tribunal da Relação, que absorveu a Casa de Suplicação de Portugal para compor a estrutura judicial do Brasil.