Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) - Enfermeiro - Hemodinâmica (2020) Questão 48

Em relação às vias de acesso para realização de procedimentos diagnósticos e terapêuticos cardiovasculares percutâneos, assinale a alternativa correta.

  • A O insucesso na punção, a ocorrência de espasmo arterial e a presença de variações anatômicas e tortuosidades vasculares são as principais dificuldades encontradas na utilização da via de acesso femoral.
  • B A via radial possibilita maior versatilidade dos instrumentais, atributo fundamental em situações clínicas mais complexas como intervenção em oclusões crônicas e em lesões de bifurcação.
  • C É necessário avaliar a patência do arco palmar antes da punção por via radial, visto que em caso de complicações graves, não há compensação do fluxo por outra artéria.
  • D A escolha pela via radial previne a ocorrência de complicações vasculares e hemorrágicas do sítio de punção e permite deambulação e alta hospitalar mais precoces.
  • E Historicamente, a primeira via de acesso utilizada foi a femoral, sendo substituída ao longo dos anos pela braquial e radial, sendo a experiência do cardiologista intervencionista fundamental para a escolha da via de acesso.

Encontre mais questões

Voltar