Por mais desenho animado
Minha esposa é apaixonada por animações e filmes infantis. Não a censuro. Entendo seu fascínio por lugares onde a magia do bem prevalece, em contraste com uma realidade carente de exemplos inspiradores.
O amor precisa da fantasia: é ele que nos faz querer estar juntos, construir uma família e resistir às lutas da vida. Os desenhos animados da infância traziam mensagens importantes: quem age com maldade sempre acaba derrotado.
O Coiote não capturava o Papa-Léguas, Tom sempre era enganado por Jerry, e Hortelino terminava como piada do Pernalonga. Vilões como Dick Vigarista e Frajola nunca triunfavam. Essas lições reforçavam que não era azar, mas uma justiça invisível protegendo o bem.
Quero acreditar em que o universo recompensa quem age com cuidado e equidade, respeitando seu lugar e evitando desonestidades. A justiça não é só para crianças; adultos também podem aprender com essas histórias.
Respeitar, agir com gentileza e seguir pelo caminho do bem trazem recompensas duradouras, mesmo que demorem. O sucesso baseado no ódio é efêmero, enquanto a verdade e a retidão triunfam com o tempo.
Deixe o destino agir contra aqueles que foram como os vilões dos desenhos em sua vida. Afinal, o que vai, volta.
Fabricio Carpinejar - Texto Adaptado
https://www.otempo.com.br/opiniao/fabricio-carpinejar/por-mais-desenh o-animado-1.3344603
Sobre as orações presentes no período "Essas lições reforçavam que não era azar, mas uma justiça invisível protegendo o bem", analise as alternativas abaixo e escolha a correta:
- A O período é composto por uma oração coordenada assindética: "Essas lições reforçavam que não era azar", e uma oração subordinada adjetiva explicativa: "mas uma justiça invisível protegendo o bem."
- B O período apresenta uma oração principal: "Essas lições reforçavam", seguida de uma oração subordinada substantiva completiva: "que não era azar".
- C O período apresenta uma oração subordinada substantiva objetiva direta "que não era azar" e uma oração coordenada sindética adversativa "mas uma justiça invisível protegendo o bem."
- D O período é composto por uma oração coordenada assindética: "Essas lições reforçavam que não era azar" e uma oração subordinada substantiva objetiva direta "que não era azar."