Questão 28 Comentada - Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA) - Médico I Especialidade: Cirurgia Vascular - VUNESP (2025)

Em relação ao tratamento clínico da insuficiência arterial crônica do membro inferior, assinale a alternativa correta.

  • A A profilaxia primária desta doença com uso de medicamentos antiplaquetários, como o AAS, é totalmente justificada, segundo estudos recentes como o Physicians Health Study.
  • B Estudos que utilizaram varfarina em dose plena, por tempo prolongado, em pacientes com claudicação intermitente demostraram diminuição significativa de amputações.
  • C A associação de AAS e clopidogrel foi testada em grande número de pacientes com esta doença e não mostrou benefício total maior que o tratamento feito apenas com AAS.
  • D Estudos recentes mostraram que o exercício programado, com estímulo à deambulação diária de pacientes com claudicação intermitente, é prejudicial e não deve ser recomendado.
  • E A terapia farmacológica com uso de pentoxifilina na claudicação intermitente faz parte da primeira linha de tratamento, pela sua eficácia comprovada por estudos randomizados.