O texto seguinte servirá de base para responder à questão.
Mundo preto e branco
Era um mundo preto e branco. Todo o planeta consistia apenas em branco, preto, cinza e suas respectivas tonalidades.
As pessoas caminhavam sob um céu ônix durante o dia e sob um manto carvão a noite. A humanidade consistia em 5 raças: branco, preto, cinza, granizo e chumbo.
Mas, em uma estranha manhã, o céu amanheceu azul. As flores carvão tornaram-se vermelhas, amarelas, verdes cintilantes. Em todo o planeta, mares cinzas ganharam tonalidades de verde e azul. E as planícies desbotadas reverberavam cores múltiplas.
Naquele dia, as pessoas entraram em pânico. Anunciaram o fim do mundo. Prantearam, fizeram cortes em si mesmas, imploraram misericórdia.
No entanto, sem qualquer explicação, o fenômeno durou apenas um dia. Na manhã seguinte, quando o céu voltou a ser cinza ônix, as pessoas agradeceram por terem sobrevivido àquele dia apocalíptico.
Juliano Martins
(https://tudoportugues.com/cronicas-curtas-para-sala-de-aula/)
Analise as afirmativas relacionadas à acentuação dos vocábulos retirados do texto e identifique a informação CORRETA:
- A A palavra 'planícies' pode ser considerada paroxítona, caso seja considerada como terminada em ditongo, ou proparoxítona, caso seja considerada formada por hiato.
- B A palavra 'céu' é acentuada porque possui ditongo crescente, tal qual o vocábulo 'jóia'.
- C As palavras 'céu' e 'planícies' são acentuadas pela regra das palavras terminadas em ditongos crescentes 'eu', 'ie' e 'oi', estabelecidas com o Novo Acordo Ortográfico.
- D A palavra 'ônix' é acentuada porque é uma oxítona terminada em 'x' e a palavra 'múltiplas' segue a regra das proparoxítonas.