Consórcio Intermunicipal Grande ABC (Grande ABC) - Advogado (2013) Questão 3

Mídia influencia satisfação corporal

Um estudo com 159 estudantes universitários aponta que o padrão de beleza veiculado pela mídia pode causar insatisfação com o próprio corpo entre os jovens brasileiros. A pesquisa foi realizada no Departamento de Psicologia da USP de Ribeirão Preto, pela nutricionista Maria Fernanda Laus.

A nutricionista explica que estudos do mesmo tipo realiza­ dos em outros países já haviam relacionado “distúrbios da ima­ gem corporal, mais precisamente a insatisfação, com exposição de imagens idealizadas pela mídia”. Assim, ela verificou essa relação em uma pequena amostra da população brasileira. De acordo com a pesquisadora, a literatura especializada sugere que a “insatisfação com o próprio corpo é resultado de uma discre­ pância entre a aparência autopercebida e a silhueta considerada ideal pela pessoa”.

Com essas informações, e usando fotografias, a pesquisa­dora dividiu os jovens em dois grupos: um experimental, ao qual foram apresentadas fotos de modelos que representam ideais de beleza, e outro de controle, cujos participantes foram expostos a fotos de objetos neutros.

Os resultados mostraram que “a exposição às imagens ide­alizadas pela mídia contribui para um aumento na insatisfação com o próprio corpo”. Antes de observar as imagens dos mode­los de beleza, o índice de satisfação corporal dos grupos, tanto o experimental quanto o de controle, era praticamente o mesmo. Após a exposição aos estímulos, 37,50% das mulheres e 58,97% dos homens do grupo experimental selecionaram uma silhuet a diferente da escolhida como desejada antes da visualização.
Dentre estes, 80% das mulheres e 60,87% dos homens optaram por uma figura mais magra. As escolhas do grupo de controle permaneceram inalteradas.

(Marília Caliari, Agência USP de Notícias, www.usp.br, 10.06.2013. Adaptado)



Considere o trecho do último parágrafo para responder à questão .

Após a exposição aos estímulos, 37,50% das mulheres e 58,97% dos homens do grupo experimental selecionaram uma silhueta diferente da escolhida como desejada antes da visua­lização. Dentre estes, 80% das mulheres e 60,87% dos homens optaram por uma figura mais magra.

Ao interpretar os dados da pesquisa, é correto concluir que

  • A o número de mulheres insatisfeitas com o próprio corpo é superior ao número de homens que gostariam de ter um corpo diferente.
  • B metade do total de mulheres do grupo experimental demonstraram o desejo de ter um corpo diferente após serem expostas às fotos.
  • C 80% do total das mulheres que participaram da pesquisa estão insatisfeitas com seus corpos e gostariam de alte­rar sua silhueta.
  • D a maioria dos jovens que optaram por uma silhueta diferente após a visualização das fotos gostariam de ser mais magros.
  • E o número de mulheres que selecionaram uma silhueta diferente após serem expostas às fotos é equivalente ao de homens.

Encontre mais questões

Voltar