Os Programas Mais Educação, Escola de Tempo Integral e Escola Integrada vêm ocupando centralidade no MEC e em muitas escolas e redes municipais e estaduais.
Conforme Arroyo (In: Moll, 2012), quando estão a serviço de políticas afirmativas do direito da infância-adolescência, esses programas
- A se propõem a reorganizar com radicalidade os tempos-espaços do viver da infância-adolescência, tornando-os mais próximos de um digno e justo viver.
- B têm como objetivo central prolongar o tempo de permanência das crianças e dos adolescentes em sala de aula, garantindo melhores resultados nas avaliações.
- C almejam como prioridade a preparação dos estudantes para o mercado de trabalho, garantindo que saiam da escola prontos para iniciarem sua carreira profissional.
- D devem ser organizados para que o turno extra funcione como complemento das disciplinas já existentes, ampliando o contato dos estudantes com os conteúdos curriculares.
- E buscam principalmente oferecer ajuda e reforço escolares para os estudantes que apresentam comportamentos inadequados e dificuldades de aprendizagem.