Questão 1 Comentada - Prefeitura Municipal de Nova Veneza - Psicólogo - FAEPESUL (2016)






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                                Meu, seu e nosso 


Seja por ideologia, seja por redução de gastos ou para fazer negócios, o consumocolaborativo está se afirmando.

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

          Sérgio Fernandes e Marcos Zinani vão e voltam dotrabalho de carro juntos, todos os dias. Eles se conheceram pormeio do site Caronetas e há meses dividem custos ecompartilham o tempo gasto no trajeto. Ana Luiza McLarencasou e sentiu seu apartamento ficar pequeno para duaspessoas. Então, juntou um monte de coisas encostadas e criou oblog Enjoei para vender tudo. A iniciativa teve tanto sucesso quefoi promovida a site, reunindo muitos outros “enjoados”, e hojeé o sustento do casal.

Esses são exemplos recentes de uma mania que vem se disseminando pela – egraças à – internet: consumo colaborativo. Estão se multiplicando os sites decompartilhamento, de empréstimo, de troca ou venda de bens usados que aproximaminteressados, removem intermediários e criam novas redes de afinidades. “Elesquebram a ideia do consumismo combinado com obsolescência planejada – aestratégia de projetar tudo para ficar ultrapassado em curto prazo”, define osocioeconomista Marcos Arruda.

   Nem sempre, entretanto, as iniciativas desse tipo acontecem de caso pensado.Ana Luiza confessa que a decisão de criar o blog Enjoei não teve o objetivo de reduzir odesperdício e cuidar do meio ambiente. Foi uma questão pessoal de ordem prática:falta de espaço no armário. “Mas é verdade que há um gosto especial em colocar umacoisa no correio, sabendo que outra pessoa vai continuar dando utilidade a ela”,completa. “Acho que seria forçar a barra dizer que o perfil dos usuários é marcadopelo consumo consciente. Tem gente que está vendendo coisas simplesmente porquequer levantar dinheiro com o que tem parado em casa.” Para Ana, a distância do seusite para o Mercado Livre é pouca e muita ao mesmo tempo. O Enjoei seria umshopping em que é mais gostoso passear, e onde se consegue vender os produtos porum preço mais alto do que no Mercado Livre. Mas, ainda assim, um tanto abaixo dosvalores sempre mais caros, e às vezes proibitivos, praticados hoje nas lojas de artigosnovos.

  O consumo compartilhado é uma força cultural e econômica poderosa que estáreinventando não apenas aquilo que se consome, mas a forma de consumir, além decontribuir pela resolução de problemas ambientais. De um lado tem-se os recursosmais escassos e, de outro, uma consciência mais elevada. Agora que o cerco está maisapertado, as pessoas estão em busca de soluções mais efetivas, mais coletivas.

Demorou para a população chegar até aqui, mas não é possível acelerar o curso dorio. [adaptado]

           Por Renata Valério de Mesquita 

                                (Disponível em<http://revistaplaneta.terra.com.br/secao/comportamento/meu-seu-e-nosso)




De acordo com o contexto em análise, pode-se afirmar que o tema principal desse texto é:
  • A Consumo colaborativo.
  • B Compras na Internet.
  • C Sites de compartilhamento.
  • D Redes de afinidades.
  • E Consumismo combinado.