Questão 23 Comentada - Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (AGERGS) - Engenheiro Civil (2022)

Acerca dos projetos de reservatório de distribuição de água para abastecimento público (ABNT NBR 12217:1994), assinale a alternativa INCORRETA.

  • A A cada zona de pressão deve corresponder um volume útil, previsto em um ou mais reservatórios interligados.
  • B O volume necessário para atender às variações de consumo deve ser avaliado a partir de dados de consumo diário e do regime previsto de alimentação do reservatório, aplicando-se o fator 1,2 ao volume assim calculado, para levar em conta incertezas dos dados utilizados.
  • C O extravasor deve ser dimensionado para vazão mínima capaz de alimentar o reservatório, em condições normais ou excepcionais de operação.
  • D Os dados de consumo diário podem se referir à comunidade em estudo ou à comunidade com características semelhantes de desenvolvimento socioeconômico, hábitos e clima.
  • E Cada câmara de reservação deve ter, pelo menos, uma abertura de inspeção, com dimensão mínima de 0,60 m, fechada com tampa inteiriça, dotada de dispositivo de travamento.