Questão 4 Comentada - Prefeitura Municipal de São João da Boa Vista - Procurador - IPEFAE (2020)

Leia a coluna do psicanalista Contardo Calligaris, publicada no jornal Folha de S. Paulo em 13/02/2020, e responda à questão.


Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas



Assinale a alternativa correta:
  • A O elemento porque (linha 1) indica uma relação de causa e consequência entre ser ignorante e não ter disponibilidade para estudar.
  • B O uso de mas (linha 36) evidencia a equivalência entre o Deus cristão que não faz apologia da ignorância e o que serve como desculpa.
  • C Por isso (linha 90) estabelece um contraste entre a paixão da ignorância e o ódio à cultura que o ignorábimus nutre.
  • D A contradição entre dizer-se especialista e não ter diploma está marcada pelo uso de mas (linha 77).

Gabarito comentado da Questão 4 - Prefeitura Municipal de São João da Boa Vista - Procurador - IPEFAE (2020)

São os mentecaptos que proíbem livros que nunca leram, aqueles que desprezam filmes que nunca viram, aqueles que organizam testes de conhecimentos nos quais eles mesmos nunca passariam, são os mentirosos (ou as mentirosas) que se declaram mestres e especialistas, mas não têm diploma algum, são aqueles que acham que nos livros de texto para crianças há palavras demais e é preciso “aliviar”, são aqueles (ou aquelas) que declaram que, lendo o Gênesis, os alunos aprendem geografia, história e matemática —por que estudar mais?

Temos, em destaque, uma conjunção coordenativa adversativa, ela expressa matiz semântica de adversidade, oposição, contradição, ressalva. Outras conjunções com essa mesma classificação: não obstante, porém, só que, contudo, senão (=mas sim), todavia, entretanto, no entanto, ainda assim. A conjunção marca a contradição entre dizer-se especialista e não ter diploma.