Leia o texto a seguir para responder à questão:
Reduzir a velocidade é essencial
Diariamente, morrem em torno de 120 pessoas em acidentes de trânsito no Brasil – número equivalente a um desastre aéreo. Existem elementos que contribuem para esse péssimo número que o País registra e que nos distancia muito dos países desenvolvidos, e até mesmo de cidades brasileiras que estão conseguindo melhorias importantes nesse campo. Destaco, em primeiro lugar, a gestão das velocidades, fundamental para a redução das mortes: uma colisão de carro com pedestre a 30 km/h oferece 90% de chance de sobrevivência, enquanto a 50 km/h essa possibilidade cai para apenas 25%.
O brasileiro glamoriza a velocidade e, sobretudo, não recebe treinamento adequado para perceber os riscos implicados na condução de um veículo. Dentro dos carros, especialmente nos mais novos, há diversas proteções, mas, em contrapartida, o pedestre só pode contar com o corpo, que é muito frágil.
O segundo fator de risco que destaco é o uso do celular enquanto se dirige. Estudos comprovam que utilizar o smartphone ao conduzir provoca uma perda de atenção equivalente ao uso de álcool.
É preciso, também, reforçar a formação dos motoristas, pois nosso processo de habilitação é muito falho e pouco rigoroso. Eu acredito, inclusive, que, para que uma pessoa se torne motorista, é fundamental que tenha “aula” como pedestre e, se tiver condições, como ciclista, para se colocar no lugar do outro no trânsito e compreender a necessidade do comportamento cuidadoso.
(Sergio Avelleda, “Reduzir a velocidade é essencial”,
O Estado de S.Paulo. Adaptado)
De acordo com o autor, com relação ao trânsito no Brasil, é correto afirmar:
- A a redução de mortes depende primeiramente do controle da velocidade.
- B o maior responsável pelas mortes é o uso constante do celular.
- C os pedestres têm, nas ruas, maior segurança que os motoristas.
- D a formação dos motoristas é bastante eficiente e muito cuidadosa
- E o trânsito, segundo informações, mata menos que um acidente aéreo.