Texto 8A2-I
Nenhum homem é uma ilha, completa em si mesma; todo homem é um pedaço do continente, uma parte da terra firme. Se um torrão de terra for levado pelo mar, a Europa ficará menor, como se tivesse perdido um promontório, como se fosse o solar de teus amigos ou o teu próprio. A morte de cada homem diminui a mim, porque na humanidade me encontro envolvido. Por isso, não procures saber por quem os sinos dobram; eles dobram por ti.
John Donne. Meditações. Tradução: Fabio Cyrino.
São Paulo: Editora Landmark, 2012 (com adaptações).
A respeito das relações de predicação estabelecidas no texto 8A2-I, assinale a opção correta.
- A As formas “mim” e “me” (terceiro período) são pronomes oblíquos que exercem função de objeto indireto nas orações em que se inserem.
- B O complemento do verbo “saber” (último período) é uma oração interrogativa indireta introduzida por uma conjunção integrante.
- C No primeiro período, o segmento “um pedaço do continente” funciona sintaticamente como sujeito da oração em que se insere, estando ele posposto ao verbo.
- D Na primeira oração do último período, a forma verbal “procures” está flexionada na 2.ª pessoa do singular, sendo o sujeito da referida oração um elemento elíptico.
- E No primeiro período, o segmento “em si mesma” funciona sintaticamente como objeto indireto no período em que se insere.