Questão 3 Comentada - Prefeitura de Campinas - Especialista Cultural e Artístico História - VUNESP (2025)

Leia o texto para responder à questão:

Brasil tem analfabetos demais

Não bastasse o número de analfabetos funcionais ser alarmante (29%), o Indicador de Alfabetismo Funcional (Inaf), coordenado pela Ação Educativa e pela consultoria Conhecimento Social, em parceria com Fundação Itaú, Fundação Roberto Marinho, Instituto Unibanco, Unesco e Unicef, também identificou que apenas um em cada quatro brasileiros entre 15 e 64 anos, ou 23% da população, tem nível considerado elevado de habilidade digital. Foi a primeira vez que o levantamento mediu o nível de alfabetização no contexto digital.
Atividades que parecem triviais para alguns, como fazer uma compra online, inscrever-se para um evento por meio de canais digitais ou procurar um filme em uma plataforma de streaming são desafiadoras para uma infinidade de brasileiros.
Além disso, fraudes contra os cidadãos expõem como é urgente ampliar o chamado letramento digital da população, já que a comunicação com prestadores de serviços e bancos, por exemplo, se dá cada vez mais por canais virtuais.
Faces da mesma moeda, o analfabetismo funcional e a falta de habilidades digitais dos brasileiros exigem que o País promova, ao mesmo tempo, educação básica de qualidade e aprimoramento daqueles que, mesmo alfabetizados em um mundo analógico, vivem às escuras no presente, que já é digital.


(Editorial. Em: https://www.estadao.com.br/, 07.05.2025. Adaptado)


De acordo com o editorial, os dados sobre o analfabetismo funcional e a alfabetização no contexto digital revelam que os cidadãos brasileiros, em grande maioria,

  • A sofrem com o analfabetismo funcional, fruto da má qualidade da educação, mas conseguem utilizar os recursos tecnológicos sem problemas significativos.
  • B conseguem superar os desafios de uma formação escolar deficiente por meio da tecnologia, que, com o letramento digital, lhes vem dando acesso aos estudos.
  • C vivem uma inquestionável condição de despreparo para a vida pessoal e em sociedade, considerando-se as imposições do mundo contemporâneo.
  • D sucumbiram aos avanços tecnológicos devido à dificuldade de realizarem tarefas no meio digital, ainda que tenham tido uma formação escolar sólida.
  • E dão pouca importância ao letramento digital, porque perseguem o objetivo de superar o analfabetismo funcional, que limita a participação social.