Questão 59 Comentada - SEDUC-SP - Professor de Educação Básica II Francês - VUNESP (2025)

Analise a situação a seguir:

Um professor brasileiro ministra aulas de Língua Francesa para o nível 4 do CEL. A fim de trabalhar a compreensão oral em sala de aula e introduzir o texto opinativo, ele decide abordar a repercussão da premiação de um filme brasileiro no Festival de Cannes. Para tal, ele seleciona um vídeo disponibilizado por uma influenciadora digital, no qual ela discorre sobre a premiação. Devido ao tamanho do vídeo, ele utiliza apenas um recorte de três minutos, deixando as legendas automáticas geradas pela plataforma na qual o material foi publicado. A partir desse recorte legendado, ele elabora perguntas de compreensão que alimentam uma roda de conversa com foco nas informações do vídeo.

Com base na situação apresentada, assinale a alternativa que define corretamente a natureza do vídeo efetivamente utilizado na aula.

  • A Trata-se de um documento fabricado, pois, ao empregar um trecho recortado, o professor adaptou o vídeo para o nível da turma.
  • B Trata-se de um documento fabricado, pois o professor elaborou perguntas baseadas no vídeo para facilitar a compreensão da turma.
  • C Trata-se de um documento autêntico, pois, embora o professor tenha excluído alguns minutos e usado legendas, não foram alterados aspectos linguísticos.
  • D Trata-se de um documento autêntico, pois foi produzido para fins pedagógicos e adaptado às necessidades de ensino em sala de aula.
  • E Trata-se de um documento facilitado, pois, ao ser recortada parte do vídeo, ele perdeu sua função original e tornou-se inadequado para escuta autêntica.