Companhia Pontagrossense de Serviços - CPS (CPS-PR) - Analista de Sistemas (2012) Questão 51

Leia a notícia publicada pela IDG Now:


A empresa Intel opera num ciclo bienal conhecido como “tic-toc”. Num “tic” a empresa introduz um novo processo de fabricação de seus componentes. Em 2010 a família de processadores “Clarkdale”, para desktops, reduziu a microarquitetura Nehalem a 32 nanômetros, resultando em melhor desempenho e economia de energia. Num “toc” a Intel introduz uma nova microarquitetura, e em 2011 tivemos os processadores Sandy Bridge, com desempenho superior à família Clarkdale, menor consumo de energia e um sistema gráfico integrado aprimorado.

O próximo “tic” acontece em 2012, quando a Intel irá começar a produzir processadores baseados numa revisão da arquitetura Sandy Bridge em um processo de 22 nanômetros. Os novos chips, de codinome Ivy Bridge, novamente prometem ainda melhor desempenho e menor consumo de energia, assim como fizeram as duas gerações anteriores.

(http://idgnow.uol.com.br/mercado/2012/01/03/o-que-esperar-dos-processadores-em-2012/#&panel2-1)


Em relação aos processadores e considerando as informações da notícia, é correto afirmar que

  • A o microprocessador pode executar operações matemáticas como adição, subtração, multiplicação e divisão, utilizando sua UC (Unidade de Controle).
  • B os processadores que podem executar operações extremamente sofisticadas com números grandes em ponto flutuante são destinados apenas aos mainframes.
  • C um microprocessador, ao começar a funcionar, executa primeiro as instruções contidas na RAM, um dispositivo eletrônico que realiza testes no hardware.
  • D os processadores da família Sandy Bridge serão fabricados em 22nm. Quanto maior esse número, maior o número de transistores existentes no processador.
  • E muitos processadores modernos possuem múltiplos decodificadores de instrução, cada um com seu próprio pipeline, permitindo múltiplos canais de execução de instruções.

Encontre mais questões

Voltar