Margarida Maria Alves, natural da Paraíba, foi uma das primeiras mulheres a exercer um cargo de direção sindical no País. Defensora dos direitos humanos brasileira, hoje é símbolo da luta pela igualdade de direitos para as mulheres do campo. Ela foi assinada em 12 de agosto de 1983, na porta de casa, e transformada em referência de força e coragem, especialmente para as mulheres. A data foi instituída como o Dia da Luta contra a Violência no Campo.
BRASIL. Ministério das Mulheres. Boletim Observa Gênero.
Para marcar o Dia da Luta contra a Violência no Campo, acontece em Brasília, todo ano desde 2000, a
- A Marcha Nacional pela Reforma Agrária, da qual participam integrantes e apoiadores do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).
- B Marcha das Margaridas, da qual participam mulheres trabalhadoras do campo, da floresta e das águas pela segurança alimentar e igualdade de direitos.
- C Marcha da Família com Deus pela Liberdade, da qual participam mulheres, religiosos e militares pela intervenção militar no governo federal.
- D Marcha dos 2000, na qual participaram povos indígenas de diferentes etnias, sem-terra e quilombolas pelo reconhecimento da sua história.