Questão 1 Comentada - Ministério Público do Estado de Goiás (MPE-GO) - Promotor de Justiça - MPE-GO (2016)

Informe o item que não está de acordo com os aspectos processuais e procedimentais das ações diretas de inconstitucionalidade e das ações declaratórias de constitucionalidade:
  • A Para o ajuizamento dessas ações não existe prazo prescricional ou decadencial.
  • B É possível a apuração de questões fáticas, tanto que se admite, por exemplo, a designação de peritos em caso de necessidade de esclarecimentos de circunstância de fato.
  • C Embora sejam ações de índole objetiva, admite-se a arguição de suspeição. Além disso, pode ocorrer o impedimento de Ministro que tenha atuado previamente no mesmo processo como Advogado-Geral da União ou Procurador-Geral da República, requerente ou requerido.
  • D Restará impossível ao Supremo Tribunal Federal analisar a inconstitucionalidade material, caso o pedido verse apenas sobre a inconstitucionalidade formal de uma lei ou ato normativo.

Gabarito comentado da Questão 1 - Ministério Público do Estado de Goiás (MPE-GO) - Promotor de Justiça - MPE-GO (2016)

A questão aborda aspectos processuais e procedimentais das ações diretas de inconstitucionalidade (ADI) e das ações declaratórias de constitucionalidade (ADC). Análise das alternativas: a: Correta. O ajuizamento de ADI não está sujeito a prazo prescricional ou decadencial. Atos inconstitucionais não se convalidam pelo tempo. (Súmula 360). b: Correta. O relator pode requisitar informações adicionais, designar peritos ou realizar audiência pública para esclarecer a matéria (Art. 9º, § 1º, Le...

Somente usuários Premium podem acessar aos comentários dos nossos especialistas...

Que tal assinar um dos nossos planos e ter acesso ilimitado a todas as resoluções de questões e ainda resolver a todas as questões de forma ilimitada?

São milhares de questões resolvidas!

Assine qualquer plano e tenha acesso a todas as vantagens de ser Premium