Questão 22 do Concurso Prefeitura Municipal de Maravilha - Agrônomo (2021)

Contrastando com a imensa produção de carne suína e de aves, Santa Catarina não é autossuficiente na produção de carne bovina, dependendo da importação de outros Estados para seu abastecimento. Este segmento é lucrativo e investir nele pode ser o caminho para a estabilidade financeira. Mas, alguns conhecimentos são indispensáveis para quem quer ingressar na pecuária de corte. O conhecimento das raças para criação é o primeiro deles. Cada uma tem suas características e necessidades, que você precisa saber para identificar o que se encaixa melhor dentro de seus objetivos e possibilidades. Assinale a alternativa correta:

  • A Aberdeen Angus se destaca entre as raças zebuína por reunir um maior número de características positivas que lhe asseguram um excelente resultado econômico como gado de corte.
  • B Entre os animais zebuínos estão as raças Nelore, Tabapuã, Brahman e Guzerá. Estes animais têm origem na Ásia. São conhecidos por serem animais extremamente resistentes a temperaturas altas, carrapatos, doenças, etc.
  • C Entre os animais zebuínos estão as raças Nelore, Tabapuã, Caracu, Canchin, simental e Guzerá. Este animal tem origem na Ásia. São conhecidos por serem animais extremamente resistentes a temperaturas altas, carrapatos, doenças, etc.
  • D Os animais da subespécie Bos taurus são chamados de bovinos taurinos ou europeus, por sua origem européia. São animais, geralmente, reconhecidos por sua alta produtividade. No entanto, por serem de origem européia são menos resistentes a temperaturas altas, carrapatos, umidade excessiva, ou seja, características do nosso clima tropical. Entre os exemplos da raça estão: Charolês, Brahman, Aberdeen Angus, Hereford e Angus.