Como as emoções afetam a saúde?
O corpo é um só. Não há como “ignorar” uma parte que não está bem. As emoções podem impactar significativamente o funcionamento do organismo, afetando diversos sistemas e funções físicas, conforme explica a Dra. Milena Sabino Fonseca, chefe da equipe de psiquiatria da Rede D’Or São Paulo.
“Emoções positivas, como alegria, podem aumentar a produção de hormônios como serotonina, dopamina e endorfina, que promovem bem-estar e fortalecem o sistema imunológico. Por outro lado, emoções negativas, como medo, raiva, tristeza e estresse, podem levar à liberação de hormônios como adrenalina e cortisol, que causam reações como aumento da frequência cardíaca e aumento da pressão arterial, entre outros sintomas físicos”, afirma a especialista.
Segundo a médica, os principais neurotransmissores e hormônios envolvidos na relação entre mente e corpo incluem dopamina, serotonina, noradrenalina, ocitocina, estrógeno e testosterona, cada um com funções específicas na regulação emocional e fisiológica.
Além das emoções, os pensamentos também podem ter influência sobre a nossa saúde. “A ciência confirma que os pensamentos influenciam significativamente a saúde, tanto física quanto mental. Pensamentos positivos podem reduzir o estresse, melhorar a imunidade e promover o bem-estar, enquanto pensamentos negativos podem aumentar o cortisol, diminuir a imunidade e contribuir para problemas de saúde”, destaca a psiquiatra.
Fonte: Portal Drauzio Varella. Adaptado.
A palavra “bem-estar”, que aparece duas vezes no texto, leva hífen de acordo com o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. Qual alternativa a seguir também deve ser grafada com hífen?
- A Ponta-pé.
- B Cão-de-guarda.
- C Pé-de-moleque.
- D Cor-de-rosa.