Texto para responder à questão.
A ideia de que as tecnologias digitais são ferramentas imparciais, livres de viés ou ideologia é desmontada à medida que autores demonstram como os fluxos de dados seguem padrões de dominação histórica em que determinadas populações são sistematicamente invisibilizadas, exploradas ou controladas. O colonialismo de dados não apenas captura informações, mas reconfigura subjetividades e impõe novas formas de dependência tecnológica. No contexto da governança algorítmica, os corpos racializados, já historicamente alvos da necropolítica e da vigilância colonial, passam a ser modelados e disciplinados por sistemas automatizados que operam sob uma lógica extrativista e racializada. Há autores que não apenas desconstroem a ilusão da neutralidade tecnológica, mas também evidenciam o papel da tecnologia como um instrumento de poder, operando como um novo mecanismo de dominação algorítmica global, no qual os processos de colonialismo e racismo são automatizados e sofisticados sob o verniz da inovação digital.
ARAÚJO, Júlio; FAUSTINO, Deivison; LIPPOLD, Walter. Colonialismo digital: por uma crítica hacker-fanoniana. Disponível em:
“O colonialismo de dados não apenas captura informações, mas reconfigura subjetividades e impõe novas formas de dependência tecnológica.”
Sem prejuízo para a correção gramatical, a coesão e os sentidos do texto, assinale a alternativa que indica corretamente a reescritura do trecho apresentado.
- A A dominação de dados, além de capturar informações, reconfigura subjetividades e impõe novas formas de dependência tecnológica.
- B As colônias de dados não apenas capturam informações, assim como reconfiguram subjetividades e impõe novos formatos de dependência tecnológica.
- C A invasão de dados captura tanto informações quanto reconfigura subjetividades e impõe novos modelos de dependência tecnológica.
- D O controle de dados são responsáveis por capturar informações e reconfigurar subjetividades, mas também por impor novas regras de dependência tecnológica.
- E A propagação de dados não só captura informações e reconfigura subjetividades, impondo novas formas de dependência tecnológica.