Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) - Enfermeiro - Hemodinâmica (2020) Questão 28

Dentre os procedimentos realizados no laboratório de hemodinâmica, a abordagem das doenças estruturais aumentou significativamente nos últimos anos. Em relação a esses procedimentos, é correto afirmar que

  • A o TAVI (Transcatheter Aortic Valve Implantation) é indicado a pacientes idosos, com estenose valvar aórtica importante e sintomática. Esses indivíduos podem ser beneficiados com uma técnica de abordagem menos invasiva quando comparada à técnica cirúrgica.
  • B fundamentalmente, o procedimento de TAVI, consiste na extração dos folhetos da valva nativa calcificada e posterior posicionamento e implante de uma bioprótese aórtica.
  • C a recuperação do paciente após o TAVI pode ser feita em uma unidade de internação convencional, sendo a equipe médica responsável por indicar a necessidade de monitorização multiparamétrica.
  • D o MitraClip® é utilizado para reparo da valva mitral, por meio da substituição dos folhetos, resultando na diminuição do refluxo valvar durante a sístole e preservação da função ventricular direita.
  • E devido ao risco hemorrágico intraprocedimento, o tempo de coagulação ativa (TCA) do paciente submetido ao MitraClip® deve permanecer baixo (entre 90 a 110s) e o uso da heparina é contraindicado.

Encontre mais questões

Voltar