Prefeitura Municipal de Xaxim - Enfermeiro (2019) Questão 32

O tratamento de feridas, sobretudo as complexas, é atividade do enfermeiro, e para tanto, o mesmo precisa ter conhecimento sobre as estruturas e funções da pele para poder intervir corretamente e escolher a melhor cobertura para favorecer o processo de cicatrização.
Assinale a alternativa correta acerca dos aspectos anatômicos e fisiológicos da pele.

  • A A epiderme é a camada mais interna da pele, sendo composta de nervos, glândulas sudoríparas e sebáceas, vasos sanguíneos e linfáticos.
  • B A derme é a camada mais externa da pele, composta por células epiteliais estratificadas, sendo responsável por realizar o isolamento térmico da pele por sua extensa camada de tecido adiposo, além de proteger a pele de lesões por forças e compressão e cisalhamento.
  • C A hipoderme também é conhecida como tecido celular subcutâneo, sendo composta por melanócitos, células de Merkel e de Langerhans.
  • D A pele é o maior órgão do corpo humano, representando cerca de 50% do seu peso, sendo composta de duas camadas principais: epiderme e hipoderme.
  • E A pele possui diversas funções, dentre elas a de proteção, sensação, equilíbrio hídrico, regulação da temperatura, produção de vitamina e função de resposta imune.

Encontre mais questões

Voltar