Questão 1 Comentada - Câmara Municipal de Marília - São Paulo - Procurador Jurídico - VUNESP (2023)

Assinale a alternativa correta a respeito do controle de constitucionalidade brasileiro.

  • A A modulação dos efeitos da decisão proferida pelo STF aplica-se nas ações diretas de inconstitucionalidade e nas ações declaratórias de constitucionalidade, por razões de segurança jurídica ou de excepcional interesse social, mas não se aplica no controle difuso.
  • B Não viola a cláusula constitucional de reserva de plenário a decisão do órgão fracionário de tribunal que não declara expressamente a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo do poder público, mas apenas afasta a sua incidência, parcial ou totalmente.
  • C O controle preventivo de constitucionalidade exercido, pela via de exceção, a pedido de parlamentar federal, contra projeto de lei que viole o devido processo legislativo, deverá ser extinto pelo STF se o autor vier a perder o mandato parlamentar durante o trâmite da respectiva ação.
  • D Podem ser objeto de controle de constitucionalidade por meio do ajuizamento da ação direta de inconstitucionalidade perante o STF as leis e atos normativos federais e municipais, bem como as medidas provisórias, as emendas constitucionais e súmulas vinculantes por violação direta com o texto da Constituição Federal.
  • E Na hipótese de estar em curso, perante o STF, ação direta de inconstitucionalidade em face de lei que venha a ser posteriormente revogada, o respectivo processo objetivo deverá ter prosseguimento até a sua decisão final, como regra, em observância ao princípio da máxima efetividade e da força normativa da Constituição.

Gabarito comentado da Questão 1 - Câmara Municipal de Marília - São Paulo - Procurador Jurídico - VUNESP (2023)

Vamos analisar a questão de Direito Constitucional. A alternativa A está incorreta. Embora não seja a prática mais comum, a modulação dos efeitos também é possível no controle difuso de constitucionalidade. O Supremo Tribunal Federal (STF) já utilizou essa ferramenta, como no RE n. 197917, aplicando efeitos "pro futuro" em atenção ao princípio da segurança jurídica. A alternativa B está incorreta. A Súmula Vinculante n. 10 estabelece que é vedada a decisão de órgão fracionário de Tribunal q...

Somente usuários Premium podem acessar aos comentários dos nossos especialistas...

Que tal assinar um dos nossos planos e ter acesso ilimitado a todas as resoluções de questões e ainda resolver a todas as questões de forma ilimitada?

São milhares de questões resolvidas!

Assine qualquer plano e tenha acesso a todas as vantagens de ser Premium