Avanços no estudo sobre a fisiopatologia do transtorno de pânico têm indicado a conectividade cerebral como um campo de estudo importante para a busca de tratamentos mais eficazes.
Assinale a alternativa correta sobre um tratamento com evidência consistente de efetividade e sua ação no sistema nervoso central.
- A A paroxetina altera substancialmente a conectividade funcional cerebral e melhora os sintomas clínicos em pacientes utilizando essa medicação.
- B As terapias baseadas em neurofeedback ou estimulação transcraniana por corrente contínua (tDCS) promovem o aumento da variabilidade temporal ou mudanças na estrutura e função do corpo caloso, e estão associadas a uma resposta superior ao tratamento.
- C Os aplicativos digitais diminuem a atividade cerebral no córtex pré-frontal ventrolateral e orbitofrontal, correlacionando-se com maiores benefícios e controle dos sintomas de pânico.
- D A terapia cognitivo-comportamental (TCC) tradicional promove mudanças duradouras na conectividade da região da ínsula e no giro lingual.
- E A terapia cognitiva baseada em mindfulness (MBCT) reduz a conectividade excessiva da substância cinzenta no córtex frontotemporal, eliminando quase todos os sintomas clínicos do transtorno do pânico.